Desporto

O espírito de equipa, liderança e perseverança são nos dias de hoje, fundamentais para o mercado de trabalho, deste modo durante o percurso académico, há-que trabalhar nesse sentido, tendo o desporto sido considerado por muitos como uma das ferramentas fundamentais para desenvolver essa questão.

Para que seja fortalecido o conceito de educação integral, este processo tem de ser desenvolvido em paralelo com o êxito da educação académica, por isso incrementar a prática desportiva é fundamental na construção de indivíduos saudáveis, reconhecendo a importância de outro tipo de competências que a prática desportiva transmite.

Todas as atividades físicas e desportivas envolvendo os estudantes deverão ser de elevada qualidade, cumprindo todas as normas de segurança e igualmente acessíveis a todos os estudantes.

A competição, respeitando os períodos letivos e de avaliação, deve constituir um meio de rentabilizar uma prática desportiva regular e segura que, pela melhoria da aptidão física, otimize o estado da saúde e integração social dos estudantes do Ensino Superior.

Para que tal se possa concretizar guiamo-nos por padrões de equilíbrio no apoio às equipas da AE IUCS, bem como o incentivo à criação de novas equipas abrangendo mais modalidades, aumentando a representatividade desta que é a nossa Associação nos diversos campeonatos universitários.

Atualmente, a AE IUCS conta com uma equipa de Rugby Universitário, Futebol Masculino e Voleibol Feminino. De futuro, comprometemo-nos a  reforçar e melhorar o trabalho que tem vindo a ser feito em todas as Modalidades que a AE oferece atualmente aos alunos. A intenção passa por continuar a investir na melhoria das condições da prática desportiva dos estudantes do IUCS.